Benefícios da Terapia Ocupacional no TEA!
A terapia ocupacional oferece inúmeros benefícios para pessoas neurodivergentes, promovendo a independência, a qualidade de vida e a inclusão social. A abordagem individualizada da terapia ocupacional é essencial para atender às necessidades específicas, proporcionando suporte em diversas áreas.
Uma das contribuições da terapia ocupacional é a integração sensorial, que trabalha a capacidade do cérebro de processar e organizar informações vindas dos sentidos, como visão, audição, tato, olfato, paladar, sistema vestibular e o sistema proprioceptivo. Quando esses estímulos são processados de forma eficiente, o indivíduo consegue se adaptar melhor ao ambiente e realizar suas atividades diárias de forma mais eficaz.
Os terapeutas ocupacionais pediátricos oferecem tratamento para ajudar as crianças a atingir marcos de desenvolvimento, superar desafios sensoriais e melhorar as habilidades de autocuidado, brincadeira e autorregulação. A terapia ocupacional pode ajudar seu filho nas seguintes áreas:
•Mover-se (habilidades motoras finas, como usar os pequenos músculos das mãos e motricidade grossa).
•Aprendizagem (habilidades cognitivas).
•Brincar (habilidades sociais e emocionais).
•Atividades de vida diária (vestir-se, alimentar-se).
•Habilidades necessárias para sua educação (habilidades de pré-escrita, escrita e tesoura). Dentre várias outras.
Com uma abordagem centrada no paciente e na família, a terapia ocupacional proporciona a independência e autonomia, a inclusão e o desenvolvimento, promovendo qualidade de vida.